Rede de Proteção à Mulher – Apresentação

APRESENTAÇÃO

A Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH) apresenta a 2ª edição atualizada do Guia de Serviços da Rede Estadual de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Sexual e Doméstica, lançado em março de 2021, com objetivo de compartilhar informações e facilitar o acesso ao atendimento nos serviços públicos especializados na proteção às mulheres com direitos violados.

Esperamos que o Guia, seja um instrumento para facilitar o diálogo entre profissionais dos diversos serviços que integram a rede de atenção na Paraíba. Assim como, para subsidiar a ação das organizações do movimento feminista e de mulheres do estado.

No Guia, você poderá contar com a relação dos serviços oferecidos para a proteção às mulheres em situação de violência doméstica e sexual – como delegacias, hospitais, centros de referência da mulher e da assistência social, casas abrigo, organismos de políticas para mulheres, juizados, promotorias e também ONGs feministas, grupos de mulheres, conselhos dos direitos das mulheres; envolvendo o executivo estadual e municipal, Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Justiça e organizações não governamentais de defesa dos direitos da mulher.

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, tem o compromisso com o enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres e atua para o fortalecimento da Rede Estadual de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Sexual por compreender a importância do trabalho articulado.

Esperamos que este material seja um amigo para as mulheres que vivenciam a violência doméstica e sexual em seus cotidianos.

Lídia de Moura Cronemberger
Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana
Governo do Estado da Paraíba